fechar(x)
fechar(x)

O que sua gráfica precisa fazer para atender a NR12?

Saiba mais:

1) Avaliar a conformidade documental das máquinas e equipamentos, face aos termos do item do Manual da NR 12. Destacamos que as microempresas e empresas de pequeno porte que não disponham de manual de instruções de máquinas e equipamentos fabricados antes de 24/JUN/2012 devem elaborar ficha de informação, que poderá ser confeccionada pelo empregador ou pessoa designada por ele.

2) Atentar para os demais requisitos da NR12, que não se referem às máquinas e equipamentos, com destaque para o ambiente de trabalho, no tópico referente a "arranjo físico e instalações". Elabore um Plano de Ação com Cronograma incluindo cada item identificado e não atendido e inicie as adequações.

3) Elaborar a Análise de Risco das máquinas e equipamentos (mecânica, elétrica e ergonômica), lembrando que para aquelas adquiridas a partir de DEZ/2010 o documento é responsabilidade do fornecedor, então solicite a ele.

4) Feita a Análise de Risco, por um profissional legalmente habilitado, elabore o Plano de Ação com Cronograma para os itens que requeiram adequação às medidas de proteção de cada máquina ou equipamento.

5) Elaborar o inventário das máquinas e equipamentos, identificando-as por tipo, capacidade e sistemas de segurança, bem como posicionando-as em desenho do "chão de fábrica" (planta baixa). Se sua empresa for micro ou de pequeno porte, está isenta deste requisito.

6) O empregador é responsável pela Capacitação específica dos operadores das máquina e equipamentos de sua propriedade, sendo supervisionada por um profissional legalmente habilitado. Para  microempresas e empresas de pequeno porte, essa capacitação poderá ser ministrada pelo trabalhador, com competência, da própria empresa. Consulte o tópico "capacitação" da NR12.



Informações: (11)2797-6700 | abtg@abtg.org.br