Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica

Fundada em 4 de julho de 1959, a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na modernização da indústria gráfica brasileira ao longo de mais de seis décadas. Sua história é marcada por conquistas significativas, desde a difusão de conhecimento técnico até a promoção da inovação e a defesa dos interesses do setor.

Início Visionário e Missão Essencial:

A ABTG nasceu da iniciativa de um grupo de profissionais visionários que reconheceram a necessidade de uma entidade dedicada ao desenvolvimento da tecnologia gráfica no Brasil. Desde sua criação, a associação assumiu a missão de promover a atualização tecnológica, a profissionalização e a competitividade do setor gráfico nacional.

Contribuições Inovadoras para o Setor:

Ao longo de sua trajetória, a ABTG se destacou por suas ações inovadoras e relevantes para o setor gráfico. Entre suas principais contribuições, podemos destacar:

  • Difusão de conhecimento técnico: A ABTG organizou cursos, workshops, palestras e congressos, disseminando conhecimento técnico e científico para profissionais da indústria gráfica.
  • Publicação de materiais informativos: A revista “Tecnologia Gráfica” e outras publicações da ABTG forneceram informações atualizadas sobre as últimas tendências e inovações do setor.
  • Promoção da pesquisa e do desenvolvimento: A ABTG incentivou a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias gráficas, através de parcerias com universidades, centros de pesquisa e empresas.
  • Elaboração de normas técnicas: A ABTG contribuiu para a criação de normas técnicas que padronizaram os processos e produtos da indústria gráfica brasileira.
  • Organização de eventos internacionais: A ABTG promoveu a participação brasileira em feiras e eventos internacionais, abrindo portas para o mercado global.
  • Defesa dos interesses do setor: A ABTG representou os interesses da indústria gráfica em fóruns e debates, buscando melhores condições de competitividade e políticas públicas favoráveis.

Reconhecimento e Impacto Positivo:

O trabalho da ABTG foi reconhecido por diversos prêmios e homenagens, consolidando sua posição como referência de excelência na indústria gráfica brasileira. A associação também contribuiu para a formação de profissionais qualificados, impulsionando o crescimento e a modernização do setor.

Extinção da ABTG: Um Novo Capítulo:

Em 2022, a ABTG foi extinta após investigações da Controladoria Geral da União (CGU) e da Polícia Federal. Apesar do fim da entidade, o legado da ABTG permanece vivo na história da indústria gráfica brasileira. As iniciativas inovadoras e o compromisso com o desenvolvimento do setor deixaram um marco permanente e abriram caminho para novas formas de organização e atuação.

Reflexões e Perspectivas para o Futuro:

A história da ABTG serve como um importante aprendizado para o futuro da indústria gráfica brasileira. A necessidade de constante atualização tecnológica, profissionalização e união do setor se faz mais presente do que nunca. Novas formas de organização e colaboração podem surgir para dar continuidade ao legado da ABTG e impulsionar a indústria gráfica brasileira em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado.

A ABTG deixa um legado de pioneirismo, inovação e compromisso com o desenvolvimento da indústria gráfica brasileira. Sua história inspira e motiva as novas gerações de profissionais a trabalharem por um futuro ainda mais promissor para o setor.

Deixe uma resposta